Dores do Turvo 10ª Obmep

E.E. Terezinha Pereira, de Dores do Turvo, terá 550 alunos na 1ª etapa. Inscrições para a 10ª Olimpíada terminam no dia 21 de março.

A Escola Estadual Terezinha Pereiram de Dores do Turvo, na Zona da Mata, já inscreveu os 550 alunos na primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). A instituição é a líder do ranking da disciplina no país, feito a partir do resultado das nove edições da Obmep.  Em 2013, 33 dos 36 alunos que participaram da segunda fase da Olimpíada foram premiados. Foram quatro medalhas de ouro, três de prata, sete de bronze e 19 menções honrosas.

Desde a primeira edição, os estudantes da cidade de cerca de 5 mil habitantes já conquistaram 166 premiações, sendo 10 medalhas de ouro, 10 de prata, 28 de bronze e 118 menções honrosas.

O professor de Matemática da institução, Geraldo Amintas de Castro Moreira, contou ao G1 que será realizado trabalho com os alunos até as provas da primeira fase, em maio. “A partir de agora, em paralelo às aulas normais, haverá a preparação dos meninos para que eles cheguem conhecendo o processo de prova”, disse. O reforço será feito com os que passarem para a segunda fase, prevista para setembro. “Então, é feito um trabalho diferenciado com os alunos que se classificam, que têm aulas extra turno de preparação para esta etapa”, explicou.

De acordo com o professor, a forma de tirar o “medo de Matemática” que existe entre muitos estudantes é mostrar como a disciplina está presente no nosso dia a dia. “O que a gente faz aqui é uma conscientização de quanto a Matemática é importante na nossa vida. Embora a gente saiba que a maioria dos conteúdos é de pouca aplicação na vida prática, é preciso estar preparado para todas as possibilidades”, comentou.

Geraldo Amintas de Castro Moreira citou um exemplo da aplicação da matemática. “Você chega em uma partida de vôlei e tem uma pessoa no computador, que coletando dados, vai traçando gráficos. E a partir daquela informação, ele abastece o técnico durante a partida e, principalmente depois, sobre o que os jogadores produziram e precisam ser melhorados. É um exemplo de que hoje a Matemática está presente em tudo”, reforçou. O professor afirmou que, aos poucos, os alunos passaram a gostar mais da disciplina e o resultado aparece na Obmep. “A gente tem conseguido isso aqui. Assim, há uma tradição nesta Olimpíada e que vem crescendo ano a ano”, analisou.

Sobre a Obmep

A inscrição 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014) termina no dia 21 de março e é feita pelo site da Obmep. As provas da primeira fase serão no dia 27 de maio. A segunda etapa está marcada para 13 de setembro. A divulgação dos premiados será no dia 1º de dezembro.

Os participantes da Obmep serão divididos em três níveis: alunos do sexto e sétimo ano do ensino fundamental, do oitavo e nono ano do ensino fundamental, e do ensino médio. A primeira fase da competição consta de prova objetiva de 20 questões. Os estudantes que forem selecionados para a segunda fase farão uma prova discursiva de seis a oito questões.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) tem como objetivo estimular e promover o estudo da disciplina entre os estudantes, através da aplicação de avaliações para contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica. Os alunos de destaque na Obmep serão premiados com medalhas e convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.), com bolsa do CNPq. Professores, escolas e Secretaria de Educação também serão premiados

Fonte: http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/03/escola-de-mg-lider-de-ranking-de-matematica-esta-inscrita-na-10-obmep.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.